Resolvendo erro “The server does not match Zabbix database. Current database version (mandatory/optional)”

Zabbix Logo

Geralmente o erro “The server does not match Zabbix database. Current database version (mandatory/optional)” ocorre quando se faz upgrade ou downgrade da versão do zabbix server, esse artigo visa resolver o problema.

Current database version zabbix

MAS ALERTA: ESSE TIPO DE RESOLUÇÃO, não quer dizer que sua base de dados vai estar 100% funcional só resolve exatamente o erro que está dando, e não é uma prática oficial, e tenha certeza que os arquivos do zabbix estão atualizados.

FAÇA SEMPRE BACKUP de todas as formas possíveis antes de qualquer alteração

Para resolver esse problema, vamos forçar a versão do mandatory no banco de dados na que ele está requisitando, observe no seu erro a versão, porque geralmente varia a versão de acordo com a versão do seu zabbix, nesse caso a mensagem é:

The server does not match Zabbix database. Current database version (mandatory/optional): 05010024/05010024. Required mandatory version: 05000000.

Então a versão que está instalada é 05010024 no mandatory e no optional, e a que ele necessita é 05000000.

Então, vamos alterar no banco de dados.

systemctl stop zabbix-server
mysql -u root -p zabbix
select * from dbversion;

O resultado deverá ser algo como:

Agora, com muito cuidado com esse comando, vamos alterar a versão dentro da tabela dbversion, rodando a seguinte querry (Lembre-se de alterar para a versão que o seu log está indicando)

update dbversion set mandatory=05000000,optional=05000000;

E rode o comando novamente para verificar a tabela

select * from dbversion;

O resultado deve ficar como no exemplo abaixo agora

Caso esteja tudo certo, a tabela foi atualizada com sucesso, e você já pode iniciar o serviço do zabbix, acompanhe nos logs do zabbix se vai subir a atualização do banco de dados (pode demorar até 5 minutos para concluir).

systemctl start zabbix-server

Espero ter ajudado

Deixe uma resposta