Na virada de ano de 2021 para 2022 os GLPI’s que utilizam o plugin do GLPI Behaviors que altera o número do ticket padrão dos chamados sofreu por um bug muito parecido com o bug do milênio, onde o plugin era incapaz de deixar abrir novos chamados por quaisquer meios (Manual, Automático, API, Plugin, Formulário, etc..) devido ao formato yymmaa0000 no banco de dados que o limita a 32 bits.
Possíveis erros gerados, que pode ser um indicioso que esse é o B.O está ocorrendo na sua base de dados
- Impossível gerar alvos
MENSAGEM ENVIADA VIA PLUGIN FORMCREATOR
- Não criação de novos chamados a partir de 01/01/2022
- Na abertura manual do chamado a tela recarregar
Uma vez entendido o que causou o problema, sem mais delongas, vamos as possíveis soluções.
Obs: Sempre faça backup de toda base de dados e arquivos por segurança antes de qualquer mudança.
- A forma ideal de resolver o problema, é atualizando o plugin Behaviors para a versão corrigida, você pode acessar o repositório oficial neste link
Caso não puder ou quiser fazer a correção através da atualização do plugin, temos algumas alternativas:
- Acesse o menu principal > Configurar > Geral > Altere o “Formato do número do chamado” para “—–” > Salvar
- Desabilitando o plugin Behaviors e alterando o contador de chamados via banco de dados, acesse o banco de dados do seu servidor onde está hospedado o GLPI e execute o comando abaixo, alterando a ID para um número inferior ao seu último chamado.
Após a alteração o com o plugin Behaviors desativado o GLPI vai conferir o última ID de chamado e vai incrementar +1 para o próximo chamado e assim sucessivamente.
Lembre-se de conferir se não foi utilizado os números de ID antes da alteração para não criar outro BUG no sistema.
Comando:
ALTER TABLE glpi_tickets AUTO_INCREMENT = 1000;
Espero ter ajudado, qualquer dúvida entre em contato através do comentário abaixo.