Instalando via PSExec o GLPI Agent ou Fusion Inventory Agent

PSExec - Relatos TI - GLPI-Agent Fusion Inventory Agent

Com a chegada do GLPI 10 fica cada vez mais próximo a necessidade de atualizar o GLPI é consequentemente o sucessor do Fusion Inventory que agora é integrado ao GLPI nativamente, passando a ser um único agente responsável pela coleta de dados da máquina inventariada.

Dito isso, sempre temos a necessidade de disseminar o agente do Fusion ou Agente do GLPI no parque de informática para termos nossa Gestão de Ativos, existem várias formas de fazer isso, desde o Manual a uso de GPO, mas em algumas situações não conseguimos instalar dessa forma por quaisquer motivo, e é aí que o PSExec entra.

Temos um post exclusivo explicando o que é o PSExec é para que ele serve, segue link:

Também temos outro post com a mesma premissa desse agora, que é instalação do Agente Fusion via PSExec, porém está um pouco desatualizado.

E também novo post para desinstalação do Fusion Inventory e do OCS Inventory pelo PSExec

O objetivo dessa postagem é atualizar a maneira de uso do PSExec para esse fim de execução do script .VBS do Fusion Inventory Agent ou GLPI Agent.


Scripts Instalação & Remoção .vbs

Existem muitos scripts diferentes para instalação do Fusion Agent ou do GLPI Agent, no caso iremos dar o exemplo dos scripts oficias não editados para a instalação do Agent.

Instalação

Fusion Inventory Agent: http://fusioninventory.org/documentation/agent/installation/windows/
GLPI Agent: https://glpi-agent.readthedocs.io/en/latest/installation/

Consulte a versão mais recente na página oficial acima, no nosso caso trabalharemos com a versão 1.1 do GLPI Agent e 2.6 do Fusion Inventory.

Tanto o FusionInventory Agent quanto o GLPI Agent servem para a mesma coisa: Inventariar o parque de informática. Dito isso, você só precisa de 1 deles para prosseguir, recomendo o GLPI Agent por ser um fork do Fusion e já servir para futuras implementações do GLPI Oficial.

Na página da documentação passado acima, procure algo indicando o arquivo .vbs para efetuar o download do mesmo.

Ao editar o script (As opções são iguais ou parecidas), temos que nos atentar aos seguintes parâmetros:

SetupVersion: Versão do agente que vai ser instalada;
SetupLocation: Localização do download ou execução do agent;
SetupArchitecture: 64x ou 32x bits;
SetupOptions: São os parâmetros como servidor, tipo de execução, task, entre outros;
Setup: Nome do arquivo de instalação, geralmente não altera esse parâmetro;
Force: Força uma atualização do agent, fazendo a reinstalação por cima do já instalado;
Repair: Repara a instalação já instalada (Não reinstala);
Verbose: Apresenta as etapas do script a medida que for sendo executado;
RunUninstallFusionInventoryAgent: Desinstala o Agent do Fusion;

A documentação oficial dos parâmetros no SetOptions se encontra respectivamente do GLPI Agent e FusionInventory Agent

Como são muitos comandos vou dar um exemplo comum que é bastante utilizado.

SetupOptions = "/S /acceptlicense /no-start-menu /runnow /server='https://ipoudnsdoglpi/plugins/fusioninventory/' /add-firewall-exception /installtasks=Deploy /execmode=Service  /httpd-trust='127.0.0.1,http://dnsouipdoservidordoglpi.com.br/' /tag='Máquina Virtual'"Code language: JavaScript (javascript)
SetupOptions = "/quiet RUNNOW=1 SERVER='https://ipoudnsdoglpi/front/inventory.php' EXECMODE=1 ADD_FIREWALL_EXCEPTION=1 TAG='Máquina Virtual'"
Code language: JavaScript (javascript)

Remoção

Para a remoção automática editei o script de desinstalação do OCS Inventory e Fusion Inventory e fiz um post dedicado a esses carinhas, caso queira usar o script está disponível para baixar no post abaixo, o processo de uso no PSExec é o mesmo da instalação é claro também é possível adicionar esse script para ser executado via GPO.


Instalação do PSExec

Para o uso do PsExec é necessário fazer o download no site oficial da Microsoft através desse link:

Aviso: O Anti vírus pode acusar vírus devido ao PsExec já ter sido utilizado para disseminar vírus em rede, porém o PsExec em si não tem nenhum vírus.

Após o download, descompacte o .zip, a partir dai você pode mover ele para onde quiser que seja o computador que irá executar remotamente o script. Lembrando que, o computador que for executar o script precisa conseguir enxergar via rede o IP, hostname ou o domínio alvo, sem isso ele não vai conseguir encontrar o alvo do script.


Executando o Script .VBS

Uma vez já feito o download, editado o script e estar na máquina que irá executar o comando remoto, basta abrir aquela pasta via CMD (Execute como administrador). cd C:\PSExec

Vou dar alguns exemplos de como vamos executar para esse fim de execução de script .vbs psexec \\10.0.2.20 -s cscript \\192.168.100.21\fusioninventory\Scripts\AgentFusion.vbs psexec \\* -s cscript \\192.168.100.21\fusioninventory\Scripts\AgentFusion.vbs psexec -u dominio\Administrator \\10.0.2.20 cscript \\192.168.100.21\fusioninventory\AgentFusion.vbs

psexec \\10.0.2.20 -s cscript \\192.168.100.21\fusioninventory\Scripts\AgentFusion.vbsCode language: CSS (css)
psexec \\* -s cscript \\192.168.100.21\fusioninventory\Scripts\AgentFusion.vbs
Code language: CSS (css)
psexec -u dominio\Administrator \\10.0.2.20 cscript \\192.168.100.21\fusioninventory\AgentFusion.vbs
Code language: CSS (css)

Esses são os comandos mais comuns no caso .vbs, para mais detalhes temos um post nesse link de como implementar mais ainda essa linha de comando.


Pegue!, é Livre - Linux - Relatos TI
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments