Aprenda de forma simples e rápida de como fazer o backup e restaurar o backup do GLPI corretamente. O seu sistema de GLPI hoje em dia está com backup em dia?, Você sabe como fazer o backup? Você sabe como restaurar o backup?, Você sabe porque realizar um backup?, Consulte as respostas para essas perguntas nesse artigo.
Porque fazer backup do GLPI?
Não é novidade para ninguém que problemas podem acontecer em ambientes em produção, e quando acontece um incidente, você precisa, repito, precisa ter um backup para restaurar a instância completa, seja qual for o problema que tenha dado que parou o serviço da sua empresa.
Os motivos para que seja necessário restaurar um backup são bem variados, e pode ser listado alguns deles, tais como:
- Erro inesperado de acesso via web do GLPI.
- Não conseguir ter acesso a alguma página em especifica do GLPI.
- Corrompimento de arquivo(s).
- Arquivos excluídos/deletados importantes.
- Precisar pegar apenas 1 informação que foi deletada por engano e/ou intencional.
- Ter acontecido um desastre de perda parcial/total dos arquivos.
- Corrompimento do banco de dados.
- Perda total do servidor (Queima do HD exemplo).
- Atualização malsucedida.
- Instalação de plugin que deu errado.
- Migração.
- Teste.
Qual forma de realizar o backup?
A fórmula para qualquer backup bem sucedido e simples: Copia arquivos + Exporta o banco de dados. Simples não?
Existem programas que fazem o backup direcionado também, porém não vamos abortar nesse artigo, pois é um assunto mais especifico para outro post.
Qual forma de realizar a restauração do backup?
E a fórmula para qualquer restauração de backup e só importar o(s) arquivo(s) parcialmente ou totalmente caso for para recuperação em partes claro, e a importação do banco de dados. Em alguns casos pode-se optar por exportar e importar só algumas tabelas do banco de dados.
Como saber se meu Backup está funcionando?
Recomendo a você, que de tempos em tempos, pegue um backup de forma aleatória ou a última instancia feita e suba em um ambiente de testes simples, como uma máquina virtual ou um computador físico mesmo.
Nunca teste a restauração do backup com o GLPI em produção, principalmente se for um teste e não realmente necessidade.
É válido salientar que o processo de validação do backup não serve apenas para saber se o backup está sendo feito, mas sim que possa ser utilizado esse backup em caso de necessidade.
Qual a frequência do Backup?
Para responder essa pergunta corretamente, ela e individual para cada instância e depende de muitos fatores, que vou tentar exemplificar aqui para ficar claro:
- O processo de backup atual usa muito recurso da máquina que está alocada?
- O processo de backup demora quanto tempo?
- O processo de backup é manual ou automático?
- O processo do backup sobrescreve o antigo ou cria um novo backup?
Eu recomendaria a frequência para a mais curta possível e que mantenha mais backups possíveis também, pois nunca se sabe o dia que vai precisar dele.
o Backup
O backup que vou mostrar aqui e bem simples, e é feito de forma manual. Existem outros tipos de backup utilizando ferramentas para criar cópias dos arquivos, fazer download de banco de dados e salvar em pasta atualmente, mas não vou abortar esses outros métodos nessa postagem, que gostaria de começar pelo básico e explicar o conceito.
Para realizar o backup, vamos dividir em 2 simples processos:
- Copiar os arquivos.
- Download do Banco de Dados.
Arquivos
Os arquivos mais importantes, que são os que fazemos upload para o GLPI por meio de chamados, base de conhecimento, importação, etc.. ficam todos em (../glpi/files), porém como queremos fazer o backup completo, estou recomendando fazer o backup da pasta inteira do GLPI.
O caminho correto da pasta de arquivos do GLPI ficam geralmente em um dos exemplos abaixo, dependendo do seu sistema operacional.
Linux: /var/www/html
Hospedagem compartilhada: /domains/relatosti.com.br/public_html
Uma vez localizado os arquivos do GLPI, basta copiar para um local seguro de sua preferencia. Lembrem-se esse local obrigatoriamente precisa ser fora do local onde está hospedado o GLPI, ok?, se não seria como colocar dinheiro em um cofre e deixa a chave em cima do cofre.
Alguns comandos e informações úteis sobre a forma de copiar.
Windows: Tenho um post exclusivo sobre esse processo, basta clicar aqui, ou no link abaixo.
Linux: Comando para copiar uma pasta inteira seria algo como:
cp -r /var/www/html/glpi /pasta/de/destino
Algumas aplicações automáticas para deixar o processo um pouco mais eficiente, é compactar os arquivos para deixar tudo em um só, seja em .zip, .gz ou .tar, fica a dica. Assim no transporte dos arquivos de um servidor para outro vai ser bem mais rápido.
Banco de Dados
No banco de dados, o processo também é simples.
Windows: Tenho um post exclusivo sobre ele, aqui ou no link abaixo
Linux: Basta executar o comando abaixo, modificando-o é claro a seus critérios.
mysqldump -u usuario -p nome_do_banco > nome_do_arquivo.sql
Lembre-se de salvar o arquivo exportado na extensão .sql junto ao backup de arquivos.
phpMyAdmin: Após o login com sucesso no seu painel do phpMyAdmin, selecione o banco de dados do GLPI, no menu suspenso selecione a opção “Exportar”, deixe nas configurações padrões e clique em “Executar”.

Lembre-se de salvar o arquivo exportado na extensão .sql junto ao backup de arquivos.
A Restauração do Backup
Para realizar a restauração e muito simples. Primeiro certifique-se que se for um ambiente de teste, você tenha subido uma instância do GLPI na mesma versão que o seu backup é, então se o seu GLPI do backup é 9.5.5, a instância do seu ambiente de teste também tem que ser 9.5.5 para não haver incompatibilidade.
Muito bem, agora que você se certificou que ambos estão na mesma versão basta importar o banco de dados para substituir o atual, e migrar os arquivos parcialmente ou totalmente do seu backup para a instância atual.
No caso dos arquivos, o processo seria algo assim:
cp -r /pasta/de/origem /var/www/html/glpi
O processo acima e bem similar no Windows e Hospedagem compartilhada, a diferença só e a forma de mover e o local do arquivo, conforme escrito mais a cima nesse artigo.
Agora o banco de dados, acesse ele da forma que achar mais fácil, seja ele por comando em um terminal ou phpmyadmin.
O comando para importação do Banco de dados em um ambiente Linux através do terminal, seria algo como:
mysql -u usuario -p nome_do_banco < nome_do_arquivo.sql
E caso for através do phpMyAdmin, e simples também, basta acessar o painel via web, selecione o banco de dados do GLPI, no menu suspenso selecione a opção “Importar”, deixe nas configurações padrões, selecione o backup do banco em formato .sql e clique em “Executar”.
Espero que esse artigo tenha sido válido para você, tem algo a acrescentar? Agradecer ou criticar?, deixe nos comentários que ajudo sempre que possível da melhor forma. Temos o nosso fórum também aberto.