Erros e soluções do OCS Agent e OCSNG

O OCSNG é uma ótima ferramenta para usar em conjunto com o GLPI, para inventariar as estações de uma rede, cada vez mais vem crescendo sua influencia pelas empresas, principalmente entre os departamentos de T.I que vivem precisando de relatórios e inventário de sua rede.

Mas como todo programa, está propenso a dar erros e falhas, que podem e acabam gerando alguma dor de cabeça para o gestor do ocsng. Aqui venho apresentar os erros até então encontrados e suas possíveis soluções.

Lembrando que se alguma solução prestada aqui, não resolver seu problema, não exite em entrar em contato por comentário nesta postagem, para tentarmos lhe ajudar, outra dica que lhe dou é a ajuda da maior e melhor comunidade do glpi do Brasil, clique aqui para acessá-la

Antes de tudo, precisamos descobrir o que pode estar havendo, navegue até o diretório onde foi instalado o ocs agent, no windows o caminho geralmente é “C:\ProgramData\OCS Inventory NG\Agent”, e no linux pode ser encontrado com o comando “find / -name ocsinventory.log”, e procure o arquivo ocsinventory.log, ele também pode estar com o nome ocsinventory.log.bak

Abra-o em um bloco de notas ou notepac ++ de sua preferência, agora é hora de analisarmos para tentar encontrar o que está impedindo de se comunicar com o servidor do ocsng

1ª Situação – Falha ao comunicar com o banco de dados

Se no log estiver mostrando que deu falha ao acessar ao servidor e você mudou o usuário e senha no SQL, pode ser a falta de alteração do arquivo ocsinventory-server.php que geralmente fica no diretório no windows em “C:\xampp\apache\conf\extra” e no linux basta procurar em linha de comando “find / -name ocsinventory-server.php” no servidor que está hospedado o ocsng.

Altere as linhas 26 e 27, e salve o documento, reinicie o apache e teste o agent

2ª Situação – O Agent instalou em uma estação na mesma rede ou vpn, mas não aparece no ocsng

Possivelmente as configurações que definiu no instalador do ocs agent estão incorretas em algum parâmetro, segue abaixo como sempre utilizo as minhas configurações em redes interna ou vpn para GPO e no braço, respectivamente

Agent.jpg

Possivelmente as configurações que definiu no instalador do ocs agent estão incorretas em algum parâmetro, segue abaixo como sempre utilizoGeralmente com essas situações, já resolvem, mas caso não tenha encontrado uma solução nesta postagem, poste nos comentários o seu problema com o log, que tentarmos lhe ajudar da melhor forma possível! as minhas configurações em redes interna ou vpn para GPO e no braço, respectivamente

3ª Situação – Perdeu acesso ao usuário do OCSNG e está dando a mensagem “Usuário não registrado” ou “user not registered”

Bom, primeiramente verifique o arquivo dbconfig.inc.php para ver se as informações batem com o seu banco de dados.

Uma vez feito isso, prossiga..

Isso pode ter acontecido após uma atualização ou do GLPI ou do Banco de Dados, ou a falta da atualização também, então vamos lá, primeiro certifique-se de fazer backup de tudo e atualize seu Banco de Dados em seguida.

Tente dar permissão primeiro agora as pastas em caso Linux

# chmod 775 /usr/share/ocsinventory-reports/ocsreports
# chmod 775 /usr/share/ocsinventory-reports/ocsreports/dbconfig.inc.php

Se não for o caso, ou não funcionar aí sim vamos mexer no banco de dados, então rese para não precisar mexer aqui, enfim vamos lá

Entre no seu Banco de dados, selecione o banco do ocs e execute os seguintes comandos para redefirmos o usuário é senha padrão do OCSNG

CREATE TABLE `operators` (
  `ID` varchar(255) NOT NULL DEFAULT '',
  `FIRSTNAME` varchar(255) DEFAULT NULL,
  `LASTNAME` varchar(255) DEFAULT NULL,
  `PASSWD` varchar(50) DEFAULT NULL,
  `ACCESSLVL` int(11) DEFAULT NULL,
  `COMMENTS` text,
  `NEW_ACCESSLVL` varchar(255) DEFAULT NULL,
  `EMAIL` varchar(255) DEFAULT NULL,
  `USER_GROUP` varchar(255) DEFAULT NULL,
  PRIMARY KEY (`ID`)
) ENGINE=MyISAM DEFAULT CHARSET=utf8;
INSERT INTO `operators` (`ID`, `FIRSTNAME`, `LASTNAME`, `PASSWD`, `ACCESSLVL`, `COMMENTS`, `NEW_ACCESSLVL`, `EMAIL`, `USER_GROUP`) VALUES
('admin', 'Jord', 'WEGGE', '21232f297a57a5a743894a0e4a801fc3', 1, 'Default administrator account', 'sadmin', '[email protected]', '');

E tente logar com o usuário e senha padrão do OCSNG que é admin, admin

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