backup completo do glpi pelo windows

Trazendo o método que uso para realizar o backup completo no windows de meus arquivos e banco de dados do GLPI, e em um caso de perda ou corrompimento de algum dado ou arquivo.

Backup

O backup dos arquivos e relativamente simples, no caso do windows basta ir até o diretório do xampp, que geralmente está no disco local C, com o apache e phpmyadmin desativado no painel do xampp.

Clicar com o botão direito na pasta xampp e mandar compactar em .zip (recomendo) ou .rar, de sua preferência essa parte.

Salve esse arquivo compactado da pasta em um local adequado e seguro, de preferencia, fora do servidor que você mexa.

Recomendo em seu computador e/ou HD Externo, e uma cópia em nuvem

Agora vamos para a parte do banco de dados, a final, apenas copiamos os arquivos até o presente momento

Ative o apache e phpmyadmin novamente, e entre no phpmyadmin que pode ser acessado clicando no painel em Admin, ou digitando o endereço do site/IP do servidor que está instalado

localhost:80/phpmyadmin

Logue com os seus dados, entre no banco de dados chamado “glpi”, e clique em “Exportar

Não mexa em nada, e clique em “Executar”, conforme exemplo abaixo

Salve o backup junto com o arquivo compactado.

Restauração

Para restaurar algum arquivo, basta descompactar e substituir o arquivo, ou alguma parte de código que você saiba que foi editado.

No caso do banco de dados, basta entre no Admin do phpmyadmin, clicar na base de dados “glpi” e clicar em “Importar” selecionar o backup feito anteriormente, e bazinga, está pronto.

Mas blz, fizemos o backup e restauração na teoria, mas porque não usei o backup do próprio glpi?
Muito simples, porque atualmente meu backup do banco de dados completo da 50MB em média (Hoje em dia em 2020 está dando 350 megas), e a tendência e sempre crescer o tamanho, e o glpi nativamente não faz o backup completo de todas as informações

Qualquer dúvida, basta deixar nos comentários.

1 Comment

Deixe uma resposta