Hoje vos trago, uma forma fácil e instrucional de como integrar através do diretório LDAP no GLPI, para autenticação externa em AD (Active Directory do windows).
Objetivo: Configurar o LDAP no GLPI para aceitar a autenticação de usuários do AD. Lembrando que pode ser adicionado quantos AD’s necessitarem, desde que seja separado 1 por vez.
Primeiramente, logue em seu GLPI com o usuário super administrador, em seguida navegue até Configurar > Autenticação > Diretórios LDAP


Clique na o botão “+” destacado conforme imagem abaixo

Em Pré-configuração, clique na opção “Active Directory”
Agora vamos as configurações
Nome: Servidor matriz (Nome para identificação) Servidor: 192.168.1.2 (Ip do Servidor AD) Basedn: dc=meulindodominio,dc=local(Domínio, obs: para cada “.” em seu dominio separar por “dc=”, exemplo: relatosti.com.br dc=relatosti,dc=com,dc=br) RootDN: RELATOSTI\Administrador (Domínio e Usuário controlador do Domínio) Senha: MinhaLindaSenha Campo de Login: samaccountname Porta LDAP: 389 Filtro de Conexão: (&(objectClass=user)(objectCategory=person)(!(userAccountControl:1.2.840.113556.1.4.803:=2))) Ativo: SIM (Campo selecionável)
No final o resultado será algo muito semelhante ao da imagem abaixo

Clique em Salvar, e clique em testar na aba lateral, para testarmos a conexão, se estiver tudo correto, o resultado será este abaixo, caso contrário, refaça e revise os passos

Observação: Usuários que estiverem marcados com “Fazer logon em…” no AD, não conseguiram fazer login no GLPI, devido a não ser uma estação de trabalho, e sim uma autenticação externa.
Caso ocorra o erro: “A extensão LDAP não está instalada em seu PHP“, prossiga com esse post abaixo
Recomendo também a sincronização automática do LDAP neste outro post abaixo

Uma dica muito importante, que me fez quebrar a cabeça por algumas horas é que se você estiver usando o samba 4 como active directory, você precisa se certificar que o seu smb.conf (aqui na minha compilação esse arquivo fica no caminho: “/usr/local/samba/etc/samba/smb.conf”), contenha lá dentro o parâmetro “”ldap server require strong auth = no”. Caso esse parâmetro já não esteja lá dentro, basta adicioná-lo na seção “Global” do smb.conf, e fazer o restart do serviço do samba-ad-dc.service. Só após essa alteração o meu GLPI conseguiu se comunicar com o meu AD.
Top, obrigado por compartilhar essa dica!